9.6.13

Símbolo Yin-yang e seu significado

Tumblr_m5nyywpmtx1r5kru7o1_500_large

Faz tempo que eu comecei a tomar interesse pela cultura asiática, e um dos símbolos mais comuns por lá, é o Yin-yang, desde então, sou apaixonada por ele, não apenas pela sua imagem, mas também pelo seu significado. Esses dias, resolvi compartilhar um pouco disso aqui no blog, aliás, é umas das minhas poucas paixões. Para quem não conhece, é o símbolo da imagem. Existem várias representações e significado do símbolo, na verdade até hoje estou indecisa em qual é a verdadeira ordem das cores ( preto e branco ). O yin-yang são dois conceitos do taoísmo, que expõem a dualidade de tudo o que existe no universo. Descreve as duas forças fundamentais opostas e complementares, que se encontram em todas as coisas. O "yin" é o princípio feminino, a terra, a passividade, escuridão, e absorção ( preto ). O "yang" é o princípio masculino, o céu, a luz, atividade, e penetração ( branco ).

524668_432994973447135_766230129_n_large

Segundo essa ideia, cada ser, objeto ou pensamento possui um complemento do qual depende para a sua existência e que por sua vez existe dentro de si. Assim, se deduz que nada existe no estado puro nem tão pouco na passividade absoluta, mas sim em transformação contínua. Além disso, qualquer ideia pode ser vista como seu oposto quando visualizada a partir de outro ponto de vista. Neste sentido, a categorização seria apenas por conveniência. Estas duas forças, yin e yang, seria a fase seguinte do "tao", princípio gerador de todas as coisas, de onde surgem. Segundo este princípio, duas forças complementares compõem tudo que existe, e do equilíbrio dinâmico entre elas surge todo movimento e mutação. Essas forças são:

  • Yang: o princípio ativo, diurno, luminoso, quente.
  • Yin: o princípio passivo, noturno, escuro, frio.

Também é identificado como o tigre e o dragão representando os opostos. Em um dos livros da série da Maldição do Tigre, tem a representação do Yin-yang ( acredito que seja, já que não tem nenhuma imagem ), onde são dois tigres, um branco e um preto, que correm atrás do rabo do outro - se você ler o livro, tem mais sentido -.

45418_435358133213884_706848655_n_large

Essas qualidades acima atribuídas a cada uma das dualidade são, não definições, mas analogias que exemplificam a expressão de cada um deles no mundo fenoménico. Os princípios em si mesmos estão implícitos em toda e qualquer manifestação.

Os exemplos acima não incluem qualquer juízo de valor, e não há qualquer hierarquia entre os dois princípios. Assim, referir-se a yang como positivo apenas indica que ele é positivo quando comparado com Yin, que será negativo. Esta analogia é como a carga elétrica atribuída a protons e electrons: os opostos complementam-se, positivo não é bom ou mau, é apenas o oposto complementar de negativo. O diagrama do Taiji simboliza o equilíbrio das forças da natureza, da mente e do físico.

Yang (branco) e Yin (preto) integrados num movimento contínuo de geração mútua representam a interação destas forças. A realidade observada é fluida e em constante mutação, na perspectiva da filosofia chinesa tradicional. Portanto, tudo que existe contém tanto o princípio Yin quanto o Yang. O símbolo Taiji expressa esse conceito: o Yin dá origem ao Yang e o Yang dá origem ao Yin.

Clique no leia mais para ver o resto !

Large
Desde os primeiros tempos, os dois polos arquetípicos da natureza foram representados pelo claro e pelo escuro, pelo inflexível e pelo dócil, pelo acima e pelo abaixo.

O Yang, o poder criador era associado ao céu e ao Sol, enquanto o Yin corresponde à terra, ao receptivo, à Lua.

O céu está acima e esta cheio de movimento.

A terra - na antiga concepção geocêntrica - está em baixo e em repouso.

Dessa forma, Yin passou a simbolizar o repouso, e Yang, o movimento.

No reino do pensamento, Yin é a mente intuitiva, complexa, ao passo que Yang, é o intelecto, racional e claro.

Yin é a tranquilidade contemplativa do sábio, Yang a vigorosa ação criativa do rei.

536409_441376849279399_1239842183_n_large

Esse diagrama apresenta uma disposição simétrica do yin sombrio e do yang claro . A simetria, contudo não é estática. É uma simetria rotacional que sugere,de forma eloquente, um continuo movimento cíclico.
Os dois pontos do diagrama simbolizam a ideia de que toda vez que cada uma das forças atinge seu ponto extremo, manifesta dentro de si a semente de seu oposto.

Yin-Yang é uma técnica chinesa que significa lados opostos como o Branco (Yang) tem como figura um tigre e o Preto (Yin) Tem como figura um dragão. Ambos são opostos significa que cada força existe bem e mal como podemos ver em seu símbolo achamos um ponto de cada cor em cada lado é o Bem e o Mal.

Eu sabia apenas o básico do símbolo, o mais falado. Créditos: ( x ). Bem, espero que tenham gostado da postagem. O que vocês acham do símbolo Yin-yang ? Em breve, vou fazer mais postagem relacionadas com a Ásia ( religião, hmmmm ! ). Vou ficando por aqui. 
XOXO

23 comentários:

  1. Eu também só conhecia o básico, nada aprofundado. Eu gostei muito da ideia e do significado do "desenho" porém eu até achei mais bonito como está na primeira fotografia, mas isso são gostos.
    Ui, promete ser interessante o próximo post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei daquela ! Se a preguiça não me impedir de postá-lo.

      Excluir
  2. Lindo o simbolo e o significado, que eu ainda não conhecia ^^ Uma amiga minha adora-o e vou mostrar pra ela o post!

    Att, Line
    putmerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. OMG, amei seu blog, flor, você está de parabéns ! Já segui, poderia seguir de volta ? Ficarei muito feliz, beijos !
    http://divasconnected.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ei Karina,

    Eu adoro esse símbolo, gostei muito da imagem que você colocou, bem explicativa. Não sabia que significava o que há de mal dentro do bem e vice-versa, faz muito sentido né?

    Gosto muito das postagens que você escreve, são sempre bem completas e explicativas

    O Vitrô

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também ! Obrigada. Faz mesmo ! Ah, muito obrigada !

      Excluir
  5. Eu ja vi varias pessoas nas ruas com camisas com esse simbolo
    particularmente eu não gosto muito
    me falaram uma coisas sobre esses símbolos que fiquei com medo :O

    TO TE SEGUINDO

    http://sonharamaresentir.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi teorias estranhas sobre ele, conheço cristãos que até o odeia por causa dessas histórias. Mas não ligo para isso, já que acredito no fato dele representar que a vida está em continua mudanças, o que é a verdade. E nada é todo puro, ou todo mau. xoxo

      Excluir
  6. Estou apaixonada pelo seu blog, ele e tão lindo!
    Enfim, sobre a postagem, adorei, já conhecia o simbolo yin e yang e já tinha lido sobre seu significado, que é lindo.
    Estou seguindo
    beijos
    blog-oitavoandar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Quando eu era pequena, nem sabia o nome deste simbolo D: Mas com o passar do tempo, minha curiosidade só aumenteva e a todos que eu perguntava ninguém sabia me responder, e procutrei na net e achei. E agora vc tbm explicou melhor.. hehe >.< Acho muito criativo e muito sábio este simbolo :D
    Chu~
    mutant-paradise.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. É um símbolo bem interessante, não sabia quase nada dele.♥

    PiinkCookie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nosssa, adoreeeeeei saber um pouco mais sobre esse símbolo haha é lindo!

    Tá rolando sorteio de um colar de cruz lá no blog! Vem participar <3
    http://www.garotadabossa.com/2013/06/sorteio_11.html

    ResponderExcluir
  10. Também sempre já fui interessada por esse símbolo. Foi bom descobrir um pouco sobre ele.
    Adorei aqui e estou seguindo, poderia retribuir?
    Beijinhos, comenta?
    Blog da Juju.

    ResponderExcluir
  11. Uma vez me disseram que esse símbolo não é de Deus... assim como o arco-íris, unicórnios, o símbolo do infinito e mais um monte de coisas... evangélicos.. ¬¬'

    Kisses <3
    Meu jardim Secreto (ou clique no perfil)

    ResponderExcluir