15.8.15

10 anos com Mafalda - Quino (Tradução: Monica Stahel)


Na última sexta-feira tive o ''azar'' de ficar presa fora de casa quando cheguei da aula, e para completar, com 0% de bateria no celular, mas tudo se resolveu quando lembrei do livro que havia pegado no mesmo dia na biblioteca da escola (sério, eu amo minha escola ♥), e tirei aquela 1 hora ali fora pra lê-lo. Me prendi tanto a leitura que perdi a noção do tempo, e consegui lê-lo em uma única noite (ok, era uma leitura fácil)!!! E vim logo falar sobre essa fofura, 10 ANOS COM MAFALDA ♥ 

Este álbum reproduz, organizadas por tema, as tiras desenhadas por Quino durante os dez anos em que produziu a Mafalda. Qual leitor não desejou, tantas vezes, ver reunidas as trapalhadas do Felipe, as futilidades de Susanita, o pão-durismo do Manolito? E a sopa? O álbum reúne em 13 temas todas as histórias da Mafalda, para deleite dos fãs e futuros fãs. Só das batalhas diárias da Mafalda contra a sopa são 28 tiras.
"Não importa o que eu penso da Mafalda, mas sim o que ela pensa de mim." Julio Cortázar
Acho que todos conhecem bem as tiras da Mafalda, afinal, sempre tem aquele professor de português pra colocar uma tirinha da garota nas provas. O livro tem ao todo 190 páginas, com 4 tirinhas em cada. E nas primeiras páginas, há uma entrevista com Quino, o criador de Mafalda. O livro é dividido em 13 temas, separando as tiras relacionadas.

um dos meus temas favoritos, junto com as tirinhas do Guile, do Felipe e de ''Assim vai o mundo'' ♥
As tiras apesar de fofinhas, e algumas, até engraçadas (sério, dei muitas risadas!), são bastante criticas. O autor critica desde o sistema econômico, até o modo que levamos a vida. Em diversas tiras, ele nos faz refletir sobre como muitas vezes não damos o devido valor às pequenas coisas da vida, enquanto outros conseguem encontrar alegria nos mínimos detalhes. 

A leitura de todas as tiras traz um conhecimento mais aprofundado do que o autor tenta passar para os leitores, diferente das tiras que lemos vagarosamente. Na minha concepção, cada personagem representa um ''problema'' do mundo. Por exemplo, acredito que a mãe de Mafalda, e a Susanita representam a posição da mulher na sociedade: a mãe é a tipica dona de casa, que leva uma vida medíocre e sem valor. E Susanita, a mulher cabeça-dura que só pensa em ter filhinhos (e em fofoca hahah). E claro, Mafalda sempre está lá para critica-las e ser a moça revolucionária que acredita verdadeiramente que a mulher é muito mais que isso! 

Fora isso as tiras também fazem criticas ao comunismo, a liberdade, etc, basta ler com atenção para decifrar todas as mensagens. A leitura vale SUPER A PENA, porque além de rápida, as tiras são bem divertidas, e se encaixam perfeitamente no cotidiano de muita gente, então se preparem para levar um tapa na cara! Hahahah!

NOTA: ★★★★

E para finalizar, separei algumas tirinhas!


Exagerei nas tirinhas no final do post mas é só pra vocês terem ideia de como elas são maravilhosamente boas. Depois dessa leitura, me apaixonei ainda mais pela Mafalda ♥ E ai, o que vocês acham dessa garotinha??? Espero que tenham gostado da indicação. Vou ficando por aqui, até breve!!!! Bom final de mês xoxoxoxo

13 comentários:

  1. Mafalda é uma querida ♥
    Adoro quando estou a estudar gramática e encontro alguma tirinha perdida no livro, haha. Adoro o toque crítico do autor em certas tirinhas, nos faz refletir bastante.

    Ri com algumas das tirinhas que você selecionou e agora estou desejando ter esse livro em minhas mãos, obrigada por fazer esse post.
    Adoraria encontrar um livro como esse na biblioteca de minha escola, mas lá é tão minúsculo (diferente da antiga que eu estudava, tinha livros ótimos como Nárnia em inglês). Achei curioso a oportunidade que você teve para lê-lo, vendo por esse lado, não foi tão ruim você ficar presa fora de casa :)

    ResponderExcluir
  2. Mafalda, a rainha da ironias kkk, gosto muito dela e do quino uma pessoa incrivel!
    Beijos
    http://onlypoison1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. nunca tinha ouvido falar nessa Malfada, que fofinha, own! estou apaixonada pelo seu blog, muito amorzinho.

    sea ice ♡

    ResponderExcluir
  4. Adoro a Mafalda, lembro da minha doce infância.

    http://pitangarosaa.blogspot.com.br/

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  5. Amo forte as tirinhas da Mafalda ♥ Vou ver se acho esse livro por aí, sério.


    - e s c a p i s m ✦

    ResponderExcluir
  6. Mafalda sempre gostei de ler as tirinhas que vinha nos jornais. Eu li alguns livros, sempre achei ela super inteligente como ela lidar com as coisas da vida. Acho que o mundo todo deveria ler as tirinhas da Mafalda<3.
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
  7. Fica pra fora de casa é triste HAHAHHA, ainda bem que em vez de se estressar você conseguiu fazer algo legal ♡ Adoro a Mafalda, coisa mais fofa

    http://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    MAFALDA É AMOR EM FORMA DE PERSONAGEM. Nem sabia da existência desse livro, mas já quero porque amo as tirinhas dela e qualquer coisa que a envolva.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?
    Lembro de uma vez, que eu vi uma edição especial dela na biblioteca da escola ia pegar, ai a bibliotecária falou que não podia, que era apenas para crianças, eu fiquei muito puta com isso. Mas por fim, foi bom, porque comecei a ler livros sem muitas ilustrações.
    Mafalda deve ter, sei lá, bem mais nova que eu. E é alguém tão pensante, lembro que lia as tirinhas e desejava ser que nem ela.
    Esse negócio do silva foi muito engraçado fjsdndjfnsdjnf
    Vendo essas tirinhas tenho a vaga impressão que já li, foram tantos...

    {sessão proibida} - s-sessaoproibida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Nunca tinha lido nada da mafalda a não ser na escola, agora fiquei super curiosa para ler algo dela apesar de não ser muito fã de quadrinhos. :)
    http://corujasemasas.blogspot.com.br/
    Beijos! <3

    ResponderExcluir
  11. Eu já li alguns quadrinhos da Mafalda, e eu acho super divertido <3

    www.luizlacks.com

    ResponderExcluir
  12. Que recalque dessa bibliotecaaaaaaaaaaaa! hahaha
    Eu ADORO Mafalda! imagina ter um livro desses em mão! Pena que me proibi de comprar livros novos até sair dessa ressaca em que me encontro e ler o que nunca foi lido em minha estante. hehe
    Parabéns pelo post! Super criativo! :3
    Beijos de Luz, Ka! <3

    ResponderExcluir
  13. Amo, amo, amo Mafalda! Uma garotinha tão inteligente e com uma visão tão afiada sobre o mundo... Ler as tiras do Quino é adquirir senso crítico.

    E, ah: amei as fotos ♥

    ResponderExcluir